segunda-feira, 11 de abril de 2011

TUDO JAPA: EBI DONBURI

A primeira vez que comi esse prato, de origem japonesa, eu me deliciei. Me lembro com se fosse hoje, o meu co-cunhado João Ikeda cozinhando essa delícia de comidinha pra nós!

Depois, até tentei fazer com receita da internet (já que o João ficou por muito tempo no Japão e eu não conseguia nem por decreto pegar a receita com ele), mas nunca ficava do jeito que comi pela primeira vez....

Por fim, Ikeda San voltou do Japão e eu fui encontrar a família KatoIkeda em Piracaia... claro, com uma condição... comer DonBuri no Yakisoba Express (restaurante da família) e ainda de rebarba, pegar a receita.

Não é que eu fiz tudo certinho e ficou de lamber os dedos? Aliás, os hashis?
É bom demais... e o mais engraçado que não lembra em nada os peixes crus, que no Brasil são sinônimos da única comida que os japas comem... Nada disso... é um prato quente, não tem nada cru... com bastante sustância, e delicioso!!!! Vale a pena experimentar, inclusive aqueles que não são muito fãs de sushis e sashimis!!

Fiz a versão EBI, que é com camarão... mas esse prato dá pra fazer com carne de porco ou frango!

Antes de tudo, é necessário fazer arroz sem tempero.. isso mesmo..sem tempero nenhum, porque o molho do prato já é bastante temperado. De preferência, esse arroz deve ser feito em panela elétrica (panela japonesa, etc).

Para o molho precisamos de : 1 litro de água, 150ml de shoyo, 40ml de saquê para cozinha ou mirim, 1 envelope de hondashi, 1 colher de sopa de caldo de galinha em pó.



Você vai ferver esse litro de água, e quando tiver borbulhando, em outro recipiente dissolva com um pouco dessa água quente, o hondashi e o caldo de galinha.
Depois é só misturar tudo, os temperos dissolvidos, o restante da água quente, o mirim e o shoyo. Reserve.

Faça o camarão empanado que já ensinei nesse post aqui.

Agora é só montar o prato:
Em um otchawan ( cumbuca japonesa) coloque uma porção generosa de arroz, para encher quase todo o recipiente. Depois, em uma frigideira funda, coloque 1 concha do molho e quando estiver fervendo, quebre 2 ovos e mexa bem até que fiquem cozidos (é super rápido). Finalize jogando cebolinha picadinha, dê mais uma mexida e pronto! É só jogar em cima do arroz, enfeitar com o camarões (já falei que a apresentação do prato é TUDO??? rs) e servir!!!



Eu como sou muito metida, fiz uma entrada com sashimi de salmão, um mix de salmão com cebolinha, maionese e gergelim, e guiosa (um pastel japonês que vem pronto, é só fritar na manteiga, sempre abafando a panela com uma tampa, até ele cozinhar).



Fiz a alegria do meu japa!!! S2

2 comentários:

  1. Hhunnnnnnnnnnnnnmmmmmmmmmmmmmm,,com certeza acertou em cheio,,agora qdo devolvermos a visita saberemos oq pedir, kkkk!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Humm...que deliciaa!!!!
    =))

    ResponderExcluir