quarta-feira, 13 de abril de 2011

Para refletir: Massacre em Realengo...

Tenho escutado muitas pessoas dizendo que o bullying não justifica o massacre da escola de Realengo... CONCORDO! A única parte que discordo, e com todas as minhas forças é dizer que as crianças são cruéis... por isso fazem brincadeiras idiotas umas com as outras!
As crianças não são cruéis... os adultos sim! As crianças são sem noção.... isso mesmo.. no sentido chulo da palavra.... elas não tem idéia do mal que fazem quando humilham uma outra criança... fazem isso com o simples intuito de se divertir... de serem mais populares... de APARECER!

Os adultos sim..esses são cruéis.. porque sabem exatamente o que podem causar a uma pessoa com as suas atitudes! Sabem que podem ferir com palavras...
A grande verdade é que existem milhões de Wellingtons por aí.... adultos cruéis.. que tiram a vida de uma criança pelo simples prazer de matar... para se vingar de coisas do passado, coisas que essa criança morta não tinha nada haver!

Vivemos num mundo onde cada vez mais a individualidade toma conta das pessoas.. pensamos cada vez mais em nós mesmos e esquecemos do conjunto.. da sociedade em si! Não enxergamos que existe uma pessoa do nosso lado passando por problemas e por dificuldades. Esse garoto assassino poderia ter sido amparado desde jovem, já que vários, dão relatos de que ele era uma pessoa isolada sem amigos...

Estariam nossas escolas e nossos educadores preparados para perceber esse tipo de criança e ajudá-la? Encaminhá-la para um acompanhamento psicológico? Se o bullying está tão na “moda”, porque não começamos a preparar os nossos professores pra isso?

Não vejo vantagem nenhuma discutir sobre campanha de desarmamento agora! Só as pessoas de bem vão aderir à isso.. os bandidos, traficantes, assassinos não vão devolver suas armas por míseros 500 reais! Nem por dinheiro nenhum... eles são muito mais poderosos com suas metralhadoras e 38’s ao lado...

HOJE, infelizmente tudo o que se precisa para cometer um massacre como a da Escola Tasso da Silveira, está ao alcance de todos.. inclusive de um outro Wellington... qualquer um compra armas.. qualquer um entra em grupo de extermínio pela internet.. qualquer um consegue burlar a segurança de uma escola.

O que basta agora é rezar por essas crianças puras... que tiveram sua morte marcada para saciar a loucura de um homem..que um dia foi um jovem com sérios problemas e poderia ter tido um caminho diferente!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TUDO JAPA: EBI DONBURI

A primeira vez que comi esse prato, de origem japonesa, eu me deliciei. Me lembro com se fosse hoje, o meu co-cunhado João Ikeda cozinhando essa delícia de comidinha pra nós!

Depois, até tentei fazer com receita da internet (já que o João ficou por muito tempo no Japão e eu não conseguia nem por decreto pegar a receita com ele), mas nunca ficava do jeito que comi pela primeira vez....

Por fim, Ikeda San voltou do Japão e eu fui encontrar a família KatoIkeda em Piracaia... claro, com uma condição... comer DonBuri no Yakisoba Express (restaurante da família) e ainda de rebarba, pegar a receita.

Não é que eu fiz tudo certinho e ficou de lamber os dedos? Aliás, os hashis?
É bom demais... e o mais engraçado que não lembra em nada os peixes crus, que no Brasil são sinônimos da única comida que os japas comem... Nada disso... é um prato quente, não tem nada cru... com bastante sustância, e delicioso!!!! Vale a pena experimentar, inclusive aqueles que não são muito fãs de sushis e sashimis!!

Fiz a versão EBI, que é com camarão... mas esse prato dá pra fazer com carne de porco ou frango!

Antes de tudo, é necessário fazer arroz sem tempero.. isso mesmo..sem tempero nenhum, porque o molho do prato já é bastante temperado. De preferência, esse arroz deve ser feito em panela elétrica (panela japonesa, etc).

Para o molho precisamos de : 1 litro de água, 150ml de shoyo, 40ml de saquê para cozinha ou mirim, 1 envelope de hondashi, 1 colher de sopa de caldo de galinha em pó.



Você vai ferver esse litro de água, e quando tiver borbulhando, em outro recipiente dissolva com um pouco dessa água quente, o hondashi e o caldo de galinha.
Depois é só misturar tudo, os temperos dissolvidos, o restante da água quente, o mirim e o shoyo. Reserve.

Faça o camarão empanado que já ensinei nesse post aqui.

Agora é só montar o prato:
Em um otchawan ( cumbuca japonesa) coloque uma porção generosa de arroz, para encher quase todo o recipiente. Depois, em uma frigideira funda, coloque 1 concha do molho e quando estiver fervendo, quebre 2 ovos e mexa bem até que fiquem cozidos (é super rápido). Finalize jogando cebolinha picadinha, dê mais uma mexida e pronto! É só jogar em cima do arroz, enfeitar com o camarões (já falei que a apresentação do prato é TUDO??? rs) e servir!!!



Eu como sou muito metida, fiz uma entrada com sashimi de salmão, um mix de salmão com cebolinha, maionese e gergelim, e guiosa (um pastel japonês que vem pronto, é só fritar na manteiga, sempre abafando a panela com uma tampa, até ele cozinhar).



Fiz a alegria do meu japa!!! S2

Reunião com amigos.... quer coisa melhor???

Não preciso de desculpas para reunir os amigos em casa! Principalmente quando decidimos fazer um jantarzinho e jogar papo fora....

Já tem um tempo que preparei essa reuniãozinha, mas vou postar as receitinhas, porque acho que fizeram bastante sucesso.. afinal.. não sobrou NADICA!

De entrada salada caprese (tomate seco, rúcula, mussarela de búfula e azeitona azapa – essa última por minha conta porque eu AMO, tudo envolvido no azeite e temperado com pimenta do reino), lâminas de batata desidratada com gergelim, e pasta de tomate seco (ambos comprados no Supermercado  Zona Sul)



Prato principal? Um delicioso penne, ao molho de gorgonzola com presunto de Parma e nozes.



Fechando com chave de ouro, banana com cokies e ganache de chocolate.



Agora vamos para as receitas:

Molho de gorgonzola: refogue meia cebola picadinha no azeite e depois jogue uma caixinha de creme de leite..deixe apurar bastante e depois dissolva 200 gramas de gorgonzola nesse creme. Você pode ir diluindo o molho com leite... e deixar na espessura que desejar! Tempere a gosto.

A ganache da sobremesa é super fácil: uma barra de chocolate ao leite derretido, misturado com uma caixinha de creme de leite, um cálice de rum e uma colher de Nutela!


NÚ... Ainda tem como melhorar?? Tem sim... acompanhando tudo com um bom vinho...

sábado, 9 de abril de 2011

Desabafo!!!!

Nem sei se seria mesmo um desabafo...ou uma indignação... ou reclamação....
Semana passada eu tive em Cabo Frio.... fui na sexta feira, animadíssima, lembrando das ultimas vezes que estive naquela praia deliciosa (como boa mineira, claro, sempre ia pra Cabo Frio nas férias), e queria mesmo aproveitar!!!! Afinal, Cabo Frio, Praia do Forte = TUDIBOM!
Grande decepção.....
A praia do Forte estava imunda.... a água trazia espumas marrons para a areia... fedia... até rato morto eu vi na areia.... Como é possível isso???
A cidade cresceu.... e a prefeitura não teve o cuidado de cuidar da limpeza da praia mais frequentada??? Não teve o cuidado de cuidar daquilo que os turistas mais prezavam??? Aquela areia fina e branquinha não existe mais.... muitas das dunas estão tomadas pelo mato....
Nunca imaginei ver a cidade dessa forma....
E agora, de verdade?? Não tenho mais a mínima vontade de voltar lá!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tempo friozinho pede o quê???

Dia frio no RJ é privilégio... então eu aproveito pra convencer o maridão de tomar uma sopinha, primeiro porque eu A-D-O-R-O uma sopa bem feita, segundo porque é uma refeição bem levinha para terminar o dia!

Pra melhorar ainda mais, resolvi usar o caldo de galinha em pó, que  comprei numa mercearia japonesa pra fazer o donburi (prato japonês) no final de semana... Pela embalagem, acho que é da Maggi... e tá aprovado..muito bom mesmo!



Batata cortada em cubinhos, cebolas em pétalas, cubos de frango, 2 colheres generosas de molho de tomate e repolho picotado. Vale também uma cenoura picadinha, mas eu não tinha em casa... L

Refogue a cebola e depois frite o frango com os temperos escolhidos.. enquanto ele doura, ferva 1 litro de água em outra panela e dissolva 3 colheres de caldo de galinha em pó... deixe em fogo baixo para apurar bastante...
Frango douradinho? Coloque o molho de tomate, dê uma envolvida, e misture a batata e a cenoura. Jogue o caldo de galinha cobrindo os ingredientes, duas folhinhas de louro e cozinhe tudo junto e misturado!!!!!!
Depois de cozido, coloque o repolho e deixe apurando por mais uns 15 minutos!!! Pronto!!! Sirva com pãozinho... e não esqueça nunca que a apresentação do prato é tudo ok?


Bon Apetit!

Prato de Hoje: Lasanha de Abobrinha (Vegetariana)

Nossa!!!! Quanto tempo fiquei sem escrever... tô numa correria brava... mas ta bom!!!
Pra compensar vou deixar uma receitinha de lasanha de abobrinha deliciosa.. Essa receita eu peguei a um tempo no site Rainhas do Lar, que, diga-se de passagem, tinha só receita MARAVILHOSA!!!

Além de ser facinha é light (há há... eu e esse meu regime), e boa por demais!

Pra uma travessa pequena, faz assim:
1 abobrinha média fatiada finamente
5 tomates cortado em cubinhos
Cebola fatiada
Tempero a gosto
3 colheres de sopa de molho de tomate,
300 gramas de mussarela de búfala


Unte com azeite o fundo da travessa e faça uma camada de abobrinha... tempere a gosto (eu coloco sal marinho triturado na hora, pimenta do reino idem, tempero Meu Segredo Maggi, ervas de provence e manjericão fresco). Depois uma camada de tomate, cebola, mais temperinho e cubra com a mussarela. Jogue o molho de tomate e repita as camadas, sempre regando com um pouco de azeite! Cuidado pra não colocar muito, porque a abobrinha já solta muita água...
Finalize com a mussarela. Cubra com papel laminado e deixe por uns 40 minutos no forno médio. Quando tiver tudo cozido, tire o papel e deixe a mussarela dourar...



É de comer rezando!!! Ahnn...e desculpa pela foto da lasanha pronta..mas é que eu deixei ela no forno e fui pro balé..quando eu voltei, o maridão já tinha comido mais da metade!!! Hahahaaa.... ta vendo como fica bão?